Após X voltar, STF e Anatel apontam instabilidade e negam retorno do aplicativo
Tanto o STF quanto a Anatel se pronunciaram sobre o caso
Para a alegria dos usuários do X (antigo Twitter), o aplicativo voltou a funcionar na manhã desta quarta-feira (18/9). Contudo, o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) negaram que o retorno do aplicativo seja definitivo, ou seja, o X ainda está banido do país por ora.
O STF informou à Folha de São Paulo que está checando a informação sobre a volta do acesso ao X para alguns usuários. “Aparentemente é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”, afirmam.
Veja as fotos
A Anatel comunicou que também está verificando os casos de acesso, mas que não houve mudança na decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que suspendeu a rede social do Brasil.
A decisão do ministro virou motivo de uma enorme polêmica e ganhou repercussão mundial nas últimas semanas. O magistrado chegou a impor uma multa diária de R$ 50 mil por descumprimento da ordem, inclusive para quem utilizasse ferramentas de VPN para acessar o X.
Uma das condições para o retorno ao funcionamento no Brasil seria o pagamento de multas milionárias pela empresa de Elon Musk, dono do X. Porém, o pagamento das multas não garante a volta do aplicativo. Além disso, ele também teria que nomear um representante oficial no país para responder quando solicitado pela Justiça.
Segundo informações do Jornal Correio, o STF teria sido comunicado pelos bancos responsáveis que o pagamento das multas foi concluído e o valor encaminhado para a conta da União no Banco do Brasil. Por outro lado, ainda não se sabe se um representante foi indicado pelo bilionário.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.