Após interesse de Fenômeno no cargo, Presidente da CBF reúne federações
Com as “piscadinhas” de Ronaldo Fenômeno visando a presidência da CBF, Ednaldo Rodrigues decidiu reunir cartolas para demonstrar força
O interesse de Ronaldo Fenômeno em ser presidente da CBF movimentou os bastidores e, na última sexta-feira (13/12), o atual dono do cargo, Ednaldo Rodrigues, decidiu demonstrar sua força, reunindo os presidentes de federações para uma retrospectiva da temporada. Apesar das eleições para a entidade não serem colocadas como assunto, o tom do encontro demonstrou o apoio maciço que Ednaldo recebe atualmente.
Em mais de quatro horas de reunião, a atual gestão fez um balanço sobre as 23 competições organizadas pela entidade, comemorando especialmente a renovação com a Nike até 2038, no maior contrato de material esportivo no mundo. Ednaldo também falou sobre o planejamento para os próximos anos.
Veja as fotos
Ednaldo e sua força
O assunto das eleições não foi falado abertamente na reunião, mas o tom demonstrou o teor de campanha. Vários presidentes de federação mostraram seu alinhamento à Ednaldo Rodrigues, como Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), afirmando que a reunião serviu para acabar com “qualquer tipo de especulação”.
“Foi uma reunião muito tranquila, os temas foram importantes, cada um emitiu sua opinião sobre respectivo assunto. O presidente Ednaldo está de parabéns. Houve uma unanimidade de apoio ao presidente. Isso é muito importante, e que todos saibam disso, para que acabe qualquer tipo de especulação”, disse o dirigente carioca.
Outro que fez questão de demonstrar seu total alinhamento com Ednaldo Rodrigues foi Antônio Américo, presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF).
“Foi a reunião mais importante e produtiva que participei nestes 12 anos que estou no sistema CBF. O presidente Ednaldo reafirmou o seu compromisso com o resgate da credibilidade, com o investimento nas categorias de base e no futebol feminino, colaborando também com o poder público no combate ao racismo e ao feminicídio”, disse o dirigente.
Ronaldo e a presidência da CBF
Quatro presidentes de federação não compareceram na reunião de Ednaldo Rodrigues e, segundo a CBF, todos eles justificaram a falta. Curiosamente, para um candidato registrar chapa para a eleição na CBF são necessários os apoios por escrito de pelo menos quatro federações.
As eleições na CBF não tem data marcada, mas a previsão é ocorra em março de 2026. Em novembro, os presidentes de federações concordaram com uma mudança no estatuto da entidade, permitindo que um presidente possa comandar por três mandatos seguidos.
Na mesma época, o jornal Sport, da Espanha, noticiou a vontade de Ronaldo Fenômeno em se tornar presidente da CBF e levar o treinador Pep Guardiola para a seleção brasileira após a Copa do Mundo de 2026.
O próprio Fenômeno confirmou sua vontade de assumir o cargo: “Não sei ainda [quando vai acontecer], mas o que digo e explico que me sinto preparado para ter um protagonismo maior na indústria do futebol, tenho muitas ideias, tenho muita vontade. Acho que estou pronto”, disse.
“Vamos ver se vou ter a oportunidade de concorrer, de ter uma eleição justa para disputar. Isso não está nas minhas mãos. Em algum momento vou decidir se serei candidato ou não. O que posso adiantar é que estou preparado 100%”, completou.
Não é a primeira vez que o nome de Ronaldo aparece vinculado à presidência da CBF. Em outras oportunidades, os jornais trouxeram o interesse do Fenômeno pelo cargo e ele próprio confirmou.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.