“O Brasil não vai sair da mesa de negociação”, garante Haddad sobre tarifaço Trump usa inteligência artificial para atacar Obama após novo relatório de espionagem eleitoral Anvisa proíbe venda de xarope, vitamina C e outros produtos irregulares; veja a lista
“O Brasil não vai sair da mesa de negociação”, garante Haddad sobre tarifaço Trump usa inteligência artificial para atacar Obama após novo relatório de espionagem eleitoral Anvisa proíbe venda de xarope, vitamina C e outros produtos irregulares; veja a lista

Deputado Lindbergh Farias solicita prisão de Zambelli após saída do país

Deputada deixou o Brasil após ser condenada pelo STF e líder do PT na Câmara acionou a PGR alegando risco à ordem pública

Whatsapp telegram facebook twitter

          A situação da deputada Carla Zambelli (PL/SP) se agravou nesta terça-feira (3/6). O deputado Lindbergh Farias (PT/RJ), líder do PT na Câmara, apresentou uma petição à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando sua prisão preventiva. A medida ocorre dias depois da condenação da parlamentar a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

          Zambelli, que confirmou sua saída do país, afirmou estar nos Estados Unidos e que deve seguir para a Itália, onde pretende se estabelecer. Segundo ela, por possuir cidadania italiana, não poderia ser deportada de volta ao Brasil. Em suas redes sociais, a parlamentar classificou sua mudança como uma forma de “resistência” e anunciou que pedirá licença não remunerada do mandato.

          Veja as fotos

          Reprodução: Gustavo Bezera
          Reprodução: Gustavo Bezera
          Reprodução: X/Lindbergh Farias
          Deputado Lindbergh Farias (PT/RJ) afirmou que apresentou a petição à PGR nesta terça-feira (3/6)Reprodução: X/Lindbergh Farias
          Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputadfos
          Carla Zambelli (PL/SP)Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputadfos
          Reprodução: Instagram/Carla Zambelli
          Carla Zambelli (PL/SP) pede Pix para seguidoresReprodução: Instagram/Carla Zambelli

          Na representação enviada à PGR, Lindbergh argumenta que a conduta da deputada compromete a aplicação da lei penal e representa risco às instituições democráticas. Como afirmou em seu perfil no X, o deputado defende que o Estado brasileiro precisa agir com urgência: “A peça jurídica sustenta que a conduta de Zambelli configura ameaça grave e reiterada à soberania nacional e à ordem constitucional, exigindo resposta imediata do Estado para restaurar a autoridade da jurisdição penal e impedir que redes antidemocráticas instrumentalizem estruturas externas para garantir impunidade”, escreveu.

          A peça inclui ainda a solicitação de inclusão do nome de Zambelli na difusão vermelha da Interpol e o início do processo de extradição com base em tratados internacionais.

          Além dessas medidas, o documento também pede o bloqueio de transferências via Pix e a investigação de possíveis crimes como estelionato, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal. O deputado também solicitou que o Itamaraty tome providências para revogar o passaporte diplomático da parlamentar.

          Entenda o caso

          A condenação de Zambelli tem relação com seu envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023. A denúncia da PGR aponta que ela foi a articuladora da ação criminosa, que culminou na criação de um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes. O ataque foi executado pelo hacker Walter Delgatti Neto, que confessou ter agido sob orientação da deputada.

          A defesa da deputada recorreu da decisão, alegando cerceamento de defesa. Os advogados afirmam não ter tido acesso completo a documentos essenciais ao processo, como arquivos armazenados na plataforma “mega.io”. No recurso, pedem anulação da condenação e que o STF afaste penalidades como a perda de mandato.

          Delgatti declarou à Polícia Federal que recebeu orientações diretas de Zambelli e pagamentos no valor de pelo menos R$ 13,5 mil. Ele também teria recebido da deputada um texto com o conteúdo a ser inserido no sistema do Judiciário. Segundo a sentença do STF, Zambelli deverá perder o mandato parlamentar, mas essa perda só será oficializada após o trânsito em julgado.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter