Motta e Alcolumbre defendem resposta diplomática e soberania após “tarifaço” dos EUA
Parlamentares destacam a importância do equilíbrio nas relações internacionais e citam instrumentos legais para reagir à taxação imposta por Trump contra produtos brasileiros

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos‑PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União‑AP), se manifestaram oficialmente nesta quinta-feira (10/7) sobre a recente decisão dos Estados Unidos (EUA) de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Em nota conjunta, os parlamentares afirmaram que o Brasil deve responder com firmeza, mas privilegiando a via diplomática e a proteção dos interesses nacionais.
“O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica, um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania. Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros”, diz a nota.
Veja as fotos
Motta e Alcolumbre destacaram que o Congresso Nacional acompanhará de perto o impacto da medida sobre setores estratégicos da economia e defenderá a soberania do país. Na avaliação dos presidentes das duas Casas, o momento exige cautela, mas também posicionamento claro diante de ações externas que afetem diretamente o Brasil. “É papel do Parlamento zelar pela segurança jurídica, pelo setor produtivo e pelos empregos dos brasileiros”, destacam.
Até então discretos sobre o tema, Motta e Alcolumbre optaram por se posicionar de maneira conjunta, sinalizando respaldo institucional a eventuais medidas diplomáticas ou comerciais que o governo federal venha a adotar.
O anúncio da taxação foi enviado ao Brasil através de uma carta assinada pelo presidente norte-americano Donald Trump e endereçado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na carta, Trump ainda sai em defesa de Jair Bolsonaro, alegando que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Brasil têm promovido uma “caça às bruxas” em desfavor da direita brasileira.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.